quarta-feira, 28 de julho de 2010

Movimentações e Reflexões Antifascistas!


Olá a todxs ... espero que estejam bem!
Eu ... sigo ... desaparecida das minhas próprias palavras ... mas presente nos e-mails, notificações e músicas aqui postadas ... hoje quero falar um pouco sobre algumas coisas, (se é que posso me expressar assim nessa nossa intimidade) que andam acontecendo nesse blog. 
Por vezes, posto coisas relacionadas à minha vida, digo isso pois são sentimentos, pensamentos e atitudes que vivencio ... no meu dia-a-dia, esse espaço representa bastante minha caminhada íntima, acho que deu pra perceber.
Esse mês em especial recebi em e-mails de listas e através de amigxs uma notificação que mexeu realmente com o meu estado de espírito. Trata-se da movimentação de alguns grupos neonazistas para a organização de uma manifestação em homenagem ao aniversário de morte do Vice Lider do Partido Nazista (e me refiro assim mesmo, sem essa pomposidade de Nacional - Socialismo) ... Rudolf Hess, condenado à prisão perpétua no Julgamento de Nuremberg no dia 20 de novembro de 1945 na Alemanha. Logicamente que o fórum ao qual esses indivíduos vinham se articulando e que postei aqui e estava a pouco tempo estampado em várias redes de relacionamentos da internet saiu do ar. Talves a movimentação para mais um acontecimento neonazista seja adiada, re-programada ... mas  o discurso e as atitudes que sustentam tais ideais sempre está circulando entre todxs, seja na escola, na família, nos meios de comunicação, no trabalho, no local de entretenimento, na tal "balada", de forma mascarada como já conhecemos bem (padronização de corpos/mentes/atitudes) e por vezes escancarada como as manifestações insolentes que ganham força e formas diversificadas. Não sei se é do conhecimento de todxs, mas no dia 9 de julho de 2010, feriado no Estado de São Paulo por conta da Revolução Constitucionalista, aconteceu na Avenida Paulista uma manifestação de extrema-direita com bandeiras pró separatistas ... sim, a antiga e absurda ideia de tornar o estado de São Paulo um país! A soma dessas manifestações me preocupa, mas o que mais me chama a atenção é a não notificação por parte de nenhum meio midiático. Porque a mídia em geral não dá devida atenção a isso? porque só se falam e se expoem quando precisam chocar a sociedade com cenas de violência de jovens neonazistas expancando homossexuais nas Paradas Gays? Dinheiro? Visibilidade? Qual seria a ligação dos detentores desses veículos de comunicação com a padronização de corpos/mentes/atitudes?
Se somos contrárixs as ideias e atitudes autoritárias e nazifascistas, é válido pensar em formas pessoais e coletivas, simples ou mais elaboradas para que tal discurso não ganhe força no meio em que vivemos e na sociedade como um todo. Fechar os olhos e ignorar esses acontecimentos como "não sendo meus" fortalece mais a propaganda nazifascista podendo "influenciar" jovens e adolescentes, uma vez que a sociedade carrega consigo vícios pautados nesses ideias ... Me preocupo sim com quem está chegando, os garotos e garotas, meus alunxs, seus filhxs, irmxs e amigxs ...
Digo isso pois o que eu penso e sou não nasceu comigo, não está no meu DNA ... foi construído em mim, comigo ... e se não fossem as pessoas que fizeram parte da minha adolescência, da minha historia de vida, em algum momento dela, com idéias e atitudes libertadoras, pode ser que hoje eu não tivesse as mesmas motivações pra lutar contra as diferenças sociais, as formas arbitrárias e autoritárias que a sociedade carrega durante milênios. Não quero aqui dizer que sou a salvadora da sociedade. Eu não sou mais ... nós com quase 30 anos salvaremos sabe-se lá nossa aposentadoria. Infelismente alguém plantou uma semente na mente de muitos jovens neonazistas ... familia, amigxs, escola .... e quando a raiz está firme raramente se consegue arrancá-la fora. Mas essa é a questão, nosso significado está em dialogar, levar informações, debater, discutir sobre o assunto com esses adolescentes que poderão não aceitar idéias fascistas, mostrar a eles as reais questões que envolvem a desigualdade social, racial, de gênero entre outras amarras do nosso mundo. E que somos nós, eu vc e eles que podemos através de simples pensamentos modificar nossas relações (no mais cotidiano dos mundos) e desamarrar o que construímos e foi contruido por nós e para nós!
Não tenho filhxs ... acho que prefiro educar a mim mesma e aprender e ensinar o que sei e aprendo a cada dia com os seres que me rodeiam ... falando de adolescentes, nesse caso, meus queridxs alunxs ...
A informação e o diálogo é o início da nossa luta contra toda e qualquer forma autoritária de existência!
Ah! E é com grande alegria que compartilho com vcs a informação de que estamos conseguindo barrar judicialmente a manifestação pró-Rudolf Hess ... isso é importante pois ganharemos força para que um dia nenhuma manifestação em prol de absurdas idéias racistas, machistas, homofóbicas, etc possam se desenrrolar.                           
Sigo na luta!   Salut amigxs queridxs ... beijo grande em todxs!
Antifa!




5 comentários:

Sati Sukalpa disse...

Poxa e a Swastika tem um significado tão profundo e milenar. è a roda da vida.
"O símbolo Hindu, sagrado do Swastika, vem sendo usado desde tempos imemoriais. A palavra “swastika” é de origem sânscrita, sendo composta de “su= bom; agradável” e “vasa ou vasu= habitação, moradia”. Por conseguinte, a palavra “swastika” é uma junção dos termos, tendo o significado de “boa habitação”. Contudo, o termo “swasti” significa “pacífico”, “calmo”, “reverências”, “respeitos”. Também “asti” é o verbo ser, podendo significa “ser bom”.
A sua relação com o semideus do Sol, Suryadeva, fez-se de modo direto, uma vez que o sol é sinal de boa fortuna, saúde, sorte, felicidade, bem como proteção contra a escuridão, que no Hinduismo tem o sentido duplo de falta de luz e de conhecimento. O símbolo do Swastika ocupa o segundo lugar em utilização por entre os Hindus. Em todos os lugares podemos encontrá-lo, como marca de proteção. Se aconselha que em todas as janelas tenha um Swastika, para a proteção do lar. mais sobre aqui neste site http://tudodeom.blogspot.com/2009/04/o-verdadeiro-sentido-da-swastika.html

Cléo Oliveira disse...

valeu ... eu sei que existem varios outros significados ... q foi um simbolo apropriado pelo Nazismo de hitler e tal ... mudei e da pra pensar nisso ... mas pelo contexto das ideias aqui expostas estou utilizando ela com o significado que o nazismo se apropria ... dá uma postagem boa ... sobre os diversos significados e as culturas que a utiliza ... e mostrar a deturpação do simbolo pelo partido nazista ... faz uma ... fazemos uma em conjuntas pros dois blogs ... ou deixemos em aberto pra algum dia ...
bejox

Sati Sukalpa disse...

Oii Querida, esta bem claro sim q o q vc fala é a swastia usada pelo nazismo mesmo pq eles viraram a roda. Roda vida - roda da morte.
Ah amiga, se quiser pode fazer, começar... rsrrs
beijão

Son disse...

Muito boa reflexão Cléo. :** Acho que isso daria para virar muito bem uma carta e circular por ai... Já pensou?

Beijos

Cléo Oliveira disse...

Valeu Tru ... a reflexão é nossa né ... não só minha mas pra quem quer refletir sobre ... eu axo valido pq hipocrisia me irrita um poko ... mas estamos cercados de hipocritas não tem como ... quanto a carta hummm valido hein? um zine ... uma carta protesto ... uma ideia futura ... se alguem comprasse a ideia comigo seria bacana ... pq ultimamente não estou conseguindo praticar muito o "faça-voce-mesmx" hahaha ... a não ser aki no blog de maneira bem esporádica mas com muito gaz pra unir ideias, pensamentos, reflexões e ações ... estou axo q num momento "coletivo" mas sozinha haha se eh que me entende querido tru ... no mais ... fico por aki ... um saluto a voismecê ... e um xeiro no cabelo!

Linkwith

Related Posts with Thumbnails