sábado, 18 de setembro de 2010

Exposição Serpente - pintura corporal e processo fotográfico



Corpo em Serpente


Amanda Branco apresenta, nesta exposição, uma auto-reflexão que se maturou ao longo de alguns anos e que, na junção de diferentes culturas, culmina visualmente na série Serpente.
São nove fotografias digitais submetidas a um processo artesanal. A sequência representa momentos de um ritual, mostrados com uma certa atemporalidade que é sugerida pela utilização da
técnica de Van Dyck Brown, cuja tonalidade sépia produz um significativo silêncio no conjunto e cria um distanciamento temporal em relação ao espectador que vê a obra.        

                       
A poética pessoal da artista alia nossa cultura à cultura indígena e indiana. O próprio processo criativo transforma-se num ritual de pintura corporal com a aplicação do grafismo indígena, durante o qual recobre todo seu corpo desnudo com a universal representação da grega. Esse grafismo, aplicado com rigor, parece repetir-se ad infinitum e transformá-la, metaforicamente, na figura simbólica e ancestral da serpente, referenciando-se num misto de Cobra Grande e Uroboros como representação híbrida do eterno retorno, transcendência e renovação. Princípios da filosofia indiana do Yoga, como o silêncio e a meditação, bem como as posturas (ásanas), comparecem na obra por uma necessidade pessoal profunda de abordar a condição da Humanidade na busca de um possível equilíbrio consigo mesma.




Com a série Serpente, Amanda Branco nos surpreende com uma sequência de imagens que primam pelo vigor e equilíbrio, revelando a maturidade artística e poética de uma jovem artista que perscruta e se debruça sobre elementos ancestrais sem, contudo, perder o olhar contemporâneo.


De 1 a 20 de setembro de 2010
Curadoria de Adriana Giglio - Departamento de Eventos da Livraria Cultura
Livraria Cultura unidade Bourbon Shopping São Paulo
Endereço: 
R. Turiassu, 2100 - Perdizes - São Paulo/SP; Local: Vitrine
Horário de funcionamento da loja: Segunda a Sábado - 10h às 22h; Domingos e Feriados - 14h às 20h
A série 'Serpente' é composta por nove fotografias reveladas sobre tecido pela técnica artesanal de 
Van Dyck Brown. Esta série mostra um silencioso ritual de pintura e grafismo aplicado na pele da própria artista, inspirada na pintura corporal de índios latino-americanos. 

2 comentários:

MOVIMENTAÇÃO ANARCOPUNK INTERIOR -SP disse...

gostei das imagens ,um trabalho interessante,gosto desse tipo de arte....mto bom

Son disse...

Nossa, queria dar uma olhada de perto...

:**

Linkwith

Related Posts with Thumbnails