sexta-feira, 24 de abril de 2009

Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres - Clarice Lispector

O coração tem que se apresentar diante do Nada sozinho e sozinho bater em silencio de uma taquicardia nas trevas. A experiência da protagonista desta aprendizagem mostra afinidades tanto com as provações da bela Psiquê, do mito grego, quanto com a mistica aventura da alma, ao atravessar a noite escura no Cêntico Espiritual de São João da Cruz.
Como um quadro cujas linhas mestras o recortassem do grande mistério que tudo contém, este livro que se pediu uma liberdade maior, é a narrativa de uma iniciação e um extraordinário hino ao amor. Lóri, a mulher, faz uma longa viagem no mais profundo de si mesma e chega à consciência total de ser. Diz: eu é; o homem, Ulisses, um professor de filosofia que possui formulas para explicar o mundo, transforma-se em algo mais simples, um simples homem. Ambos serão iniciados: Ulisses fecha os ouvidos para as outras sereias por que só está disponivel para Lóri, cujo verdadeiro nome é Loreley, como a personagem de Heine e de Apollinaire, uma ondina ou sereia que costumava atrair para os rochedos os barqueiros do Reno. Na verdade, cada um vai encontrar-se consigo mesmo em face do outro.
Por ser trabalho, ascese, viagem, o amor de Lóri e Ulisses vence a diferença, o estranhamento, vence até mesmo a morte, ouo medo da morte. E a entrega finalmente física dos personagens se realiza com força tântrica de êxtase, de epifania...

Nenhum comentário:

Linkwith

Related Posts with Thumbnails