sábado, 15 de maio de 2010

O que andei lendo ... HQ - ESTIGMAS - Mattotti & Piersanti

Foi um dos quadrinhos mais impressionantes que ja li, pela maneira rabisquenta que o quadrinista Mattotti utiliza pra dar luz e vitalidade ao romance do escritor italiano Piersanti... A união dessas duas vocações desmembram uma história de sabedoria, e assim Mattotti nos brinda com seus traços descompaçados a sensibilidade do seu anti-heroi, pra criar  seus contextos, sentimentos, lugares,   personagens. O mais louco é que realmente, pelo menos na minha impressão pessoal, os quadros viram cenas, ganham movimentos, chega até parecer filme. 
Estigmas é uma fábula moderna, sacra e profana ao mesmo tempo. O universo do livro, expresso tanto em palavras como em imagens, não é simples: mistura sangue, santidade, marginalidade, autodestruição, sordidez, indiferença e posterior esclarecimento e redenção. Todo narrado com uma crueza inusitada. Mattotti e Piersanti contam a história de um homem como outro qualquer - que não tem nome, nem objetivo -, mas que recebe uma "graça" inesperada e indesejada, os tais  estigmas. Ele vira um "santo", numa cidade indiferente, apaixona-se, perde a amada. Passa por todo tipo de dificuldades, mas consegue sobreviver. Esse percurso, doloroso, cheio de angústia e desesperança, é permeado por alucinações e visões místicas. As imagens de Mattotti, além de bonitas, não são estáticas. Em Estigmas, a história em quadrinhos é como uma pintura em movimento.

7 comentários:

manie disse...

Oi Cleo!
Ó, nem sei se você se liga muito nessas coisinhas, mas eu recebi um selo de um blog e eu tinha que repassá-lo pra alguns blogs, daí eu lembrei de você.

Selo é uma forma de reconhecimento que a gente recebe de uns blogs, não sei se você sabe disso...

Eu acho que você nem tem tempo pra essas coisas de ficar passando selo de blog em blog ahahah, mas fica só como recordação.

Tá lá no meu blog, ta?

Beijos!

O Neto do Herculano disse...

HQs me encantam indefinidamente.

Rounds disse...

bem legal o seu blog. parabéns.

até mais,

buenas.

Son disse...

Eu quero eu quero eu quero eu quero!
Me dá?

Nossa tru, fiquei curiosíssimo pra ver esse.

Beijoca

Cléo Oliveira disse...

Valeu meus queridos que estão chegando nesse meu/nosso espaço ... fico feliz de saber que gostem do que eu vivo, sinto e reflito! Assim ... podemos traçar conversas, sentidos e trocar ideias .... Um beijo!!!

Cléo Oliveira disse...

Por que você faz poemas? : tb me impressiona cada vez mais esse mundo quadrinhesco viu, estou me descobrindo nesse universo não faz muito tempo ... e descobri que eles são a melhor compania pra qualquer hora, principalmente nas solitudines cotidianas ... que tipo de HQ tu mais curte? besitos .. xD

Cléo Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Linkwith

Related Posts with Thumbnails